Beba saúde, bebendo "Água São Lourenço".
1) Breve relato:
Localizada no Sul de Minas, a uma altitude de 873 metros, a cidade de São Lourenço é considerada uma das principais estâncias hidrominerais do país, reconhecida pelo valor medicinal de suas águas cristalinas. A principal atração turística da região é o Parque das Águas, com suas fontes e o balneário, onde os visitantes podem desfrutar de banhos, duchas e massagens que relaxam, purificam e trazem bem-estar.
Além do Parque das Águas, São Lourenço possui alamedas, bosques e um lago para passeios de barco e pedalinho. Outras opções para se conhecer na cidade são os passeios de charrete, teleférico, a Casa da Cultura, o Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose e as feiras de artesanato mineiro. Sem falar na tradicional viagem de Maria Fumaça até a cidade vizinha de Soledade, uma aventura ao passado feita em uma autêntica locomotiva a vapor.
Texto por: Fernanda Bueno (Equipe Visite Minas Gerais)
2) A história, como ele é contada:
Em pleno século XVII, audazes e ambiciosos bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar à Bacia do Rio Verde, encontrando porém, a resistência dos ferozes índios Cataguazes, tão numerosos que o Estado, na época, chavama-se "Campos de Guataguas". Em 1675, Lourenço Castanho Tazques conseguiu vencer os indígenas e embrenhando-se pelo sertão, fundou na região um pequeno acampamento que ficou conhecido como "Pouso do Lourenço", e por influência de um cidadão por nome "Medanha", de quem pouco se sabe a respeito, passou a chamar-se "Sítio do Medanha". Conta a tradição que as águas minerais de São Lourenço conquistaram fama graças a Antônio Francisco Viana, o "formoso caçador", que ao visitar algumas terras herdadas nessa região, encontrou uma fonte de águas cristalinas fervilhantes. Ao provar a água que brotava do chão, surpreendeu-se pelo seu sabor. Posteriormente, percebeu o grande poder que essa fonte produzia àqueles que provassem suas águas. Logo, os efeitos miraculosos da nascente fez com que o lugar se tornasse um grande atrativo para as pessoas que ansiavam por experimentar esse poder mágico de cura. Esse local passou a denominar-se Águas Santas do Viana ou, simplesmente, Águas do Viana. Inaugurada a Estação Ferroviária, próxima à nascente, o número de visitantes passou a aumentar e as notícias sobre as histórias da fonte e os seus benefícios espalharam-se pela região. Pouco tempo depois, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde hoje localiza-se o termas. Nesse local, foi inaugurada a Companhia de Águas Minerais de São Lourenço.
São Lourenço das 7 Fontes
Lago do Parque das Águas de S. Lço.
Fonte Vichy. Só existem duas...
uma na cidade de Perrier - França
outra em São Lourenço - MG - BR